Rio de Janeiro, 22 de Maio – Foi celebrada no mês passado, as primeiras negociações de Créditos de Logística Reversa de Embalagens pelo Grupo Boticário e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, por meio da BVTrade, plataforma eletrônica da bolsa de valores ambientais BVRio. O volume de créditos negociados deve chegar a 1200 toneladas ao longo dos próximos meses.
A bolsa é um dos mecanismos que podem ser utilizados para que as empresas cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que as organizações implementem a logística reversa de embalagens pós-consumo, num processo que envolva catadores e promova a sua emancipação econômica. Com a venda de Créditos de Logística Reversa, cooperativas de catadores são remuneradas pelos serviços ambientais prestados à sociedade. A BVRio também desenvolveu e opera um mercado de Créditos de Destinação Adequada de Pneus Inservíveis, assim como mercados florestais para cumprimento do novo Código Florestal Brasileiro.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou o valor da iniciativa da BVRio, que chamou de “extremamente interessante e estratégica para concretizar a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
Para a Coordenadora do Comitê interministerial da Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC), Daniela Metello, da Secretaria Geral da Presidência da República, a BVRio construiu um sistema promissor para a sustentabilidade no Brasil. “O que estamos vendo aqui hoje é o próprio desenho do Desenvolvimento Sustentável”, diz Metello.
Para o presidente-executivo da BVRio, Pedro Moura Costa, o valor adicional gerado pela venda de créditos cria um incentivo para que uma gama maior de resíduos seja coletada e reciclada no país. “O sistema é uma forma eficiente e transparente de implementar a logística reversa, além de contribuir de forma não assistencialista ao desenvolvimento das cooperativas de catadores”, diz Moura Costa.
Outras empresas já demonstraram interesse em participar da bolsa. A empresaPiraquê também iniciou a compra de Créditos de Logística Reversa da BVRio, e as associações ANIB (de fabricantes de biscoitos), ABIMA (de massas, pães e bolos) e a empresa Marfrig, se manifestaram positivamente quanto à esse sistema.
Veja o vídeo do lançamento do mercado de Créditos de Logística Reversa aqui! (www.youtube.com/canalbvrio)
Sobre a BVRio: A bolsa de valores ambientais BVRio é uma associação sem fins lucrativos formada para promover o uso de mecanismos de mercado que facilitem o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A BVRio foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia. http://www.bvrio.org
Autor: ASSESSORIA